') popwin.document.close() }

Linhares terá primeira olimpíada naturista

por ZeniltonCustódio*


     Linhares – Já estão abertas as inscrições para a I Olimpíada Esportista Naturista do Espírito Santo. O torneio acontecerá entre os dias 16 e 17 de agosto, na praia de Barra Seca próximo à praia de Urussuquara.

     O presidente da Congregação Naturista do Espírito Santo [Nates], Márcio Braga, faz questão de esclarecer que não se trata de uma competição oficial. Na verdade, ressalta, a proposta é apenas a de divertir. Para participar, informa, não é preciso ser atleta, basta ser freqüentador de praias naturistas.

     As provas escolhidas para a olimpíada estão relacionadas com atividades mais apropriadas para áreas de praia. Márcio comentou que várias delas serão inventadas no dia da competição, dependendo da inspiração do público presente. Algumas dessas atividades, entretanto, já estão programadas. Dentre elas estão competições de frescobol, peteca, lançamento de peso, lançamento de disco, pique, corrida de saco. Poderão participar homens, mulheres e crianças, inscrição no local ou tel. 27-8111.2430. Os vencedores ganharão medalhas e troféus.

Freqüentadores

     Em torno de 300 casais naturistas do Estado freqüentam a praia de Barra de Seca. Mas a Nates decidiu incrementar o número de associados. Entretanto, uma das principais dificuldades para divulgar a praia, conforme revelou o presidente da entidade, está relacionada com o constrangimento dos naturistas em expor seus corpos nos veículos de comunicação.

     Mas quem estiver interessado em aderir ao movimento só deve cumprir uma exigência básica: freqüentar a praia sem roupas e pagar uma taxa anual de R$ 60,00. O dinheiro é destinado à manutenção da estrutura mantida na paria de Barra Seca.

Maiores informações poderão ser obtido nos sites http://www.urussuquara.com.br/ , da pousada não naturista, porém simpatizante ao movimento, bem próxima à praia, ou ler a matéria publicada aqui no OLHO NU na edição número 32 sobre a Congregação Naturista do Espiríto Santo (NATES) ou ainda no site do NATMG http://www.natmg.org.br/baraseca.htm 

* repórter do jornal A GAZETA do Espírito Santo

Matéria publicada no jornal em 04/07/03

São Paulo quer praia naturista

     "Praia do Pinho, Tambaba, Galhetas e Ibirapuera ??? Vamos lutar por nosso espaço. Sãoclique sobre a figura e entre no site www.naturism.kit.net Paulo não é só para andar de gravata." É desta forma que um novo site sobre naturismo convida às pessoas a navegar por ele.No ar desde o final de julho, a nova página é desenvolvida por Ivan Toom, um naturista que se diz cansado de ter que viajar para fora do estado para ir a uma praia naturista.

     Acha um absurdo o fato do estado de São Paulo não ter uma área pública naturista, mesmo sendo o estado mais importante economicamente da América Latina e referência mundial. Então resolveu abraçar a causa de lutar por uma praia no litoral paulista. Já percorreu toda a costa e já achou vários locais adequados e possíveis, mas sua preferência recai sobre a praia da Barra do Ribeira, em Iguape.

     O endereço é www.naturism.kit.net

                          Veja abaixo a convocação que o NATURISMOBR está fazendo aos sem roupa e sem praia

"Aquele parque é muito grande, tem muita terra improdutiva, tem espaços que não são usados. Equipamentos comprados com o dinheiro público e poucos podem se beneficiar.
A idéia é essa mesmo, vamos atacar, o negócio é mostrar como as coisas são na verdade. Temos que nos unir, chamem todos, vamos atacar prá valer."
Estamos planejando uma grande invasão naturista e, algum lugar na cidade de São Paulo.
Faremos um grande evento para reinvindicar o nosso espaço. Já liberaram tudo: gays, lésbicas, simpatizantes, não-simpatizantes, ETs, padres, anão....só faltam os NATURISTAS.

 


Olho nu - Copyright© 2000/2003
Todos os direitos reservados.