Edição n°21
junho de 2002
De olho na TV
Por Jorge Barreto*
             Propaganda

  A nudez na propaganda
     Não faz muito tempo, que um comercial de chuveiro, utilizava a imagem de um nu frontal para chamar a atenção de seu produto e há bem pouco tempo, um comercial mostrava a venda de picolés da Kibon, numa carrocinha de sorvetes, em plena praia de nudismo. Pouco tempo antes da proibição das propagandas de cigarro, uma linda mulher, nadava nua por uma piscina.

Mas isso não é novidade no mundo, praticamente todos os países, em um ou outro comercial, utilizam a nudez para causar um impacto publicitário, sem se importar muito com a forma que essa nudez é utilizada, realmente nadar sem roupa em uma piscina é um raro prazer, quanto a fumar...
Entretanto com a evolução cultural, vem surgindo uma nova linguagem de comunicação, expondo uma nudez bem natural, na verdade há um comercial, que considero um verdadeiro presente, por fazer uma associação direta com o naturismo e não à nudez, me refiro a um comercial intitulado "Unakeed" da LEVI'S, que foi veiculado na tv européia, no enredo uma família nudista chega das compras; a mãe o pai e o filho menor, quando entram no apartamento flagram a filha "adolescente nudista" vestida pelo namorado e a mãe, com uma expressão de perplexidade estende seu braço e tampa os olhos do pequeno filho. Como naturista considero uma obra prima, é sem dúvida a melhor propaganda envolvendo o assunto. Esse comercial até bem pouco tempo esteve disponível para ser visto no site da LEVI'S mas infelizmente foi retirado.

Não existe mais nenhuma novidade na utilização do nu em propaganda, mesmo assim há pouco tempo a grife Benetton na Europa lançou uma campanha publicitária por outdoor que causou o maior reboliço. Nos cartazes foram colocadas fotos de dezenas de órgãos genitais, segundo a empresa eles queriam demonstrar com essa campanha, que todos são iguais, independente da raça.




Em branco e preto na Europa a Cannon já fez propaganda de suas impressoras na mídia impressa com pessoas nuas, pelo menos da cintura para cima.




  NO... AR.... 

     No Brasil, a Santher, fabricante do papel higiênico Personal, está investindo R$ 13 milhões em marketing e, dentro dessa estratégia, lança uma nova campanha publicitária criada pela Talent. Seguindo a mesma linha adotada no ano passado, a campanha usa o conceito "Tudo na vida tem jeito, menos papel higiênico ruim", com duas versões do mesmo filme, além de dois spots para rádio.

O filme mostra um casal de turistas desavisado que é deixado em uma praia de nudismo. Todos os banhistas, inclusive os personagens principais, exibem apenas tarjas pretas no corpo. O jingle de sucesso, criado para os primeiros filmes, repercute agora neste filme, em uma nova versão. O casal anda e canta pela praia, enquanto banhistas jogam vôlei, dançam e passeiam com naturalidade.




DIVIRTA-SE

Clique aqui e veja como o comercial deveria ir ao ar.

Foto anterior




Os jingles para rádio trazem o mesmo conceito: descrevem situações complicadas da vida e terminam com o mesmo slogan "Mas o papel higiênico é Personal". A campanha pode ser vista em canais de TV aberta e principais
emissoras de FM de todo o País.
  • Faça o download deste comercial do papel higiênico personal clicando na figura ao lado, o vídeo poderá ser visto através do windows media Player.
    Com: 1586.48 Kbytes

      Já que o momento é de comerciais, coloquei abaixo alguns vídeos de comerciais que foram veiculados na televisão estrangeira, é só clicar na figura para fazer download dos vídeos.



       Com: 3697.45 Kbytes

  • Acho que reclamamos demais da vida, se você acha que já teve um dia ruim precisa ver esse comercial, acho que ninguém merece isso.




       Com: 3340.94 Kbytes

  • O que deveria ser um desastre se transforma numa engraçada situação.
    Veja pra conferir.




       Com: 1241.37 Kbytes

  • Apesar desse comercial não apresentar nudez, tem ligação direta com o assunto. Três gatinhas resolvem provocar o Leonard que apesar da cara de babaca prova que mais esperto que as meninas.



       Com: 1402.55 Kbytes

  • Esse comercial de uma rádio foi veiculado a TV australiana, é muito divertido e muito bem realizado.





       Com: 1479.99 Kbytes

  • Esse é um camarada de sorte, com certeza vai ser bem requisitado nas praias de nudismo no verão. Será que ele aceitaria uma sociedade?... hahahahahah





    todos os vídeos desta página estão compactados em arquivos .zip e para descompactá-los precisará do winzip, caso não tenha clique aqui para pegá-lo.








    Olho nu - Copyright© 2000/2002
    Todos os direitos reservados.