Resumo da Assembléia Geral Extraordinária da Associação naturista de Abricó
Data: 28 de fevereiro de 2016
Local: Praia do Abricó

Hora de início: 14 h 20
Hora de término: 16 h 00
Local: praia do Abricó


O secretário da Associação naturista de Abricó, Pedro Ribeiro, convocou os associados presentes para o início da reunião, que foi organizada na areia da praia sob os guarda-sóis. Em seguida a vice-presidente da ANAbricó, Elisangela Santiago, deu por aberta a assembleia. O secretário relatou os objetivos da mesma: Informes sobre andamento de processos políticos e administrativos que devem influenciar o funcionamento do Naturismo na praia do Abricó; Situação financeira atual e situação da atual diretoria da associação.

Pedro Ribeiro, secretário e Conselheiro da ANAbricó deu os informes sobre o andamento de alguns processos políticos e administrativos que estão correndo  na Secretaria de Meio-Ambiente, na Câmara de Vereadores e na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro: 1) Na quarta-feira dia 24 de fevereiro houve a apresentação do projeto de Lei do Deputado Estadual Carlos Minc na Assembleia, projeto esse que determinava a presença fixa e e diária de agentes públicos de segurança nas praias naturistas do estado do Rio de Janeiro. Foi a primeira discussão do mesmo, mas que sofreu críticas contrárias do deputado Flávio Bolsonaro, inclusive com uso de palavras e expressões depreciativas do movimento naturista. O projeto acabou sendo retirado de pauta e seu futuro está indefinido; 2) Na quinta-feira, dia 25, Pedro Ribeiro esteve no gabinete do vereador Thiago K. Ribeiro, que havia se prontificado a ajudar a associação num projeto de parceria com a Secretaria de Meio-ambiente. No entanto, o encontro foi em vão, pois não havia qualquer adiantamento ou rascunho do projeto definidos. Nem mesmo o resultado da vistoria técnica ocorrida em meados de janeiro havia sido divulgado; 3) A CET-Rio, responsável pela colocação das placas indicativas e informativas sobre a praia do Abricó informou que não será possível realocar a grande placa que está na areia da praia para o lugar da placa menor que está chumbada na pedra, como foi o pedido da associação. Devendo então a associação decidir onde ficará afinal a grande placa. Ficou decidido então que a placa em questão será colocada ao lado da placa menor também será chumbada nas pedras.

Sobre a situação financeira atual, a vice-presidente Elisangela Santiago informou que está caótica, pois não há recursos nem para garantir o pagamento dos fiscais, mesmo passando a "caixinha" ou fazendo a rifa, vez por outra. Muitos associados estão inadimplentes. Desta forma ela tomou algumas decisões tentando diminuir esse déficit: 1) cobrar dos dois barraqueiros instalados na praia a contribuição de R$ 60,00 de cada um por cada final de semana para ajudar a pagar pelo menos um dos fiscais; 2) continuar passando a caixinha e promover as rifas relâmpagos.

Para gerar mais recursos foram dadas algumas sugestões: 1) promover jogos na praia com inscrição paga; 2) montar uma barraca de souvenires no lado não naturista da praia; 3) tirar fotografias das pessoas que quiserem lembranças da praia usando máquinas de revelação imediata. Todas as propostas dependem de estudos mais aprofundados para serem implementadas.

O terceiro assunto foi sobre a situação atual da diretoria. A assembleia disse que associação foi abandonada por seu presidente que raramente comparece à praia aos domingos como foi proposta na assembleia do dia 1 de novembro e não justifica sua ausência. Não parece interessado nas dificuldades de gestão porque não se informa sobre o que está acontecendo. Foi colocado que consideram que o presidente abandonou a praia e por consequência a associação. O secretário lembrou que havia sido feita uma proposta de que o presidente ficaria com as responsabilidades extra-praia, como interagir com políticos e autoridades, o que de fato ocorreu em algumas ocasiões, mas que também mantivesse sua presença física na praia ao menos uma vez por semana, o que não ocorreu. Foi então proposto que o presidente seja deposto e que a atual vice-presidente assuma o posto e que seja nomeado um novo vice-presidente. A proposta foi debatida exaustivamente e aprovada. Os conselheiros ficaram de consultar o estatuto da Associação e ver de que forma isto poderia ser realizado e que o atual presidente seja informado oficialmente por e-mail sobre a decisão da assembleia.

Desta forma foi encerrada a assembleia às dezesseis horas.

Onze associados participaram da assembleia.

Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 2016

Pedro Ribeiro
secretário 

Elisangela Santiago
Vice-presidente